Carnaval não é feriado nacional, como muitas pessoas acreditam.

  • 11/02
  • Blog

Carnaval não é feriado nacional, como muitas pessoas acreditam.

No Brasil a cultura popular e o modo de ser do brasileiro têm demonstrado que as “coisas” só passam a caminhar normalmente após o carnaval.

Contudo, apesar da extrema popularidade deste festejo, a lei não o considera como feriado e, as pessoas que trabalham nessa época não terão direito a nenhum tipo de remuneração ou compensação financeira extra decorrente deste fato.

Diferentemente do feriado temos o chamado “ponto facultativo”, que é uma forma pela qual se permite que nos órgãos públicos as atividades não essenciais (que não têm que manter plantão 24 horas por dia), possam se ausentar num dia específico.

Uma das diferenças entre o “ponto facultativo” e o “feriado” é de que todos os que forem agraciados com a permissão da ausência num determinado dia, tem que repor as horas não trabalhadas e estas não são consideradas como horas extras.

Muitas pessoas confundem com o fato de que nessa época a grande parte das Prefeituras e mesmo outros órgãos estatais não estão abertos ao público, e quando estão apenas atendem para o caso de emergências, como nas hipóteses de saúde e de segurança.

Diante disso, sim é possível você trabalhar normalmente em sua empresa nos dias de carnaval.

2021 © Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política da Privacidade.

Concordar